quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cuidados com a pele sensível


Os dados mundiais das indústrias de cosméticos estimam que cerca de 40% das mulheres entre 25 e 45 anos apresentem problema de pele sensível (segundo a revista corpo a corpo). Bom, não sei as outras, mas minha irmã mais velha tem e, em conseqüência, também um dos meus sobrinhos.

Uma característica comum da pele de ambos é a irritabilidade, minha irmã empola por qualquer coisa e não pode usar bijuteria, pois inflama que fica medonho o que infelizmente dá menos opções na hora de escolher os acessórios, afinal não é tããão barato comprar ouro (ixalá!!!), a parte boa é que a prata não está tão cara ;).

Alguns 'dotôres' consideram mais a uma condição do que um tipo de pele propriamente dito, já que a pele pode ser oleosa mista ou seca. As três pessoas que conheço que têm este tipo de problema (uma amiga que se formou técnica comigo ) têm pele oleosa.

Caracteristicas

A pele sensível pode ser melhor descrita como pele hiperreativa, caracterizada por uma fraqueza da camada córnea, deixando a pele mais vulnerável a fatores exógenos (isto é, influências do meio ambiente como frio, calor, variação de temperatura e vento, poluição, uso excessivo de agentes tópicos). A pele sensível é mais propensa a reações adversas. Essas reações, por sua vez, são caracterizadas por uma falha na barreira córnea e uma tendência a experimentar resposta neurosensorial exagerada aos produtos tópicos aplicados. Algumas vezes é só olhar no espelho para confirmar: pele descamada, vasos aparentes e cor mais avermelhada, ardor prurido, manchas...

O problema pode ser piorado por doenças dermatológicas como rosáceas, por exemplo, que dilata os vasos e provoca vermelhidão, ou dermatite seborréia que causa sensibilidade e descamação. Qualquer excesso pode comprometer a camada superficial que protege a pele como banhos muito quentes, exposição excessiva ao sol entre outros (O calor de Cuia, também não colabora muito com meus familiares sensíveis).

E agora José???

Ou Maria, já que o problema atinge muito mais mulheres do que homens.

• O cuidado começa pela escolha do sabonete. É bom escolher os neutros com pH fisiológico. Ao secar a pele use de delicadeza (afinal você não está esfregando chão de sua cozinha né??? Cuidado aí!!!)

• Dê preferência à maquiagem do tipo mineral, que não têm químicas, nem conservantes.

• Atenção redobrada a data de validade de seus produtos, que, aliás, é melhor serem dermocosméticos - São produtos que passaram por um estudo científico, e sua formulação leva elementos farmacológicos. Não chegam a ser remédios, mas são bem mais eficazes que os cosméticos - , hipoalegênicos, ter pH compatível ao da pele e ter ação anti-radicais livres

• Acima de tudo, VA AO DERMATOLOGISTA, nós da blogosfera estamos aqui para dar informação,mas não podemos dar consulta. (meu diploma é de técnica em edificações, só dou consulta em obras sobre tijolos, concreto e coisas do tipo..kkk). Seu dermato vai saber profundamente sobre o seu problema se é passageiro, permanente ou que característica ambiental pode estar agravando, por exemplo. Se você não tem dindin (afinal não está fácil pra ninguém hoje em dia) a única solução é o SUS. Mas ficar sem consulta sem dúvida vai piorar ou no mínimo não resolve.

Bjuxx

5 comentários:

  1. Ótimo assunto, principalmente com o verão chegando!!

    Viu? Meu primeiro tutorial!!! Gostou mesmo? Nossa, eu sou muito insegura em relação a fotos... Pode ver que nem tem foto do rosto, de tanta vergonha que fiquei!!

    Sobre usar ele no trabalho, é só diminuir a quantidade de batom e de gloss! Eu uso um balm antes, que faz o batom deslizar mais, e não fica tão forte.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. oi linda...
    saudades daqui.. de vc...
    gostei do serviço de utilidade pública...
    bjão!

    ResponderExcluir
  3. Oi!!

    Adorei as dicas pois minha pele é sensível e oleosa! Já fui em dermatologistas, mas sinceramente não fui bem orientada... Estou usando um sabonete líquido da Dermage que é com camomila e azuleno, muito bom. De hidratante um da Mary kay da linha timewise que pode ser utilizado por peles sensíveis.

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!!!

    Muito esclarecedor, seu post.
    Fico pensando quando o bebê nascer: noites mal dormidas, mamadas fora de hora aquela falta de tempo... será que você vai abandonar a gente ou será que vai criar mais um blog sobre experiências com bebês?

    Afinal quando está prevista a chegada do nosso bebezinho???

    Beijo no barrigão, lindona!

    ResponderExcluir