Bom, existem vários tipos de pele, podem ser classificadas pelo grau de oleosidade que apresentam. Neste caso tem a oleosa, a mista, a normal e a seca.
Mas pode ser um dos acima citados e também ser sensível, pigmentada ( quando apresenta muitas manchas) ou envelhecida. Entre outros.
Vamos começar abordando o problema mais comum nas brasileiras que é a pele oleosa, que por conseqüência pode vir ou não a formar espinhas e cravos, mesmo se não formar ainda tem aquele probleminha sem graça do brilhinho na zona T.
Sim, esta blogueira que vos escreve tem pele oleosa e problemas com cravos e espinhas quando bate a preguiça e fico uns três dias
Vamos falar de limpeza
Lavar o rosto duas, no máximo três vezes ao dia. Se lavar mais que isso vai provocar o efeito rebote, pois estará retirando a hidratação natural da pele e ela reage formando mais óleo, aí já viu. A água deve estar fria, para não estimular a produção de sebo.
É bom usar limpadores que contenham ácido salicílico, derivados de ácidos retinóicos, polímeros absorventes ou enxofre. São os aconselháveis para oleosidade e acne.
Ao secar evite esfregar o rosto com muita força.
Tônico pós limpeza
Ajuda a reforçar a limpeza, pois, só com água, sabonete ou loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele. Além do fato de os produtos para limpeza da pele serem ligeiramente alcalinos. Então a loção tônica auxilia no equilíbrio do PH da pele. É bom usar produtos adstringentes, sem álcool na fórmula, que fecham os poros e equilibram o pH, acalmam e refrescam.
Pele oleosa também precisa de hidratação.
As peles oleosas, como, aliás, todos os tipos de pele, precisam desta proteção extra. Mas, devem-se evitar os hidratantes gordurosos, com óleos ou cremes à base de óleos. Procure usar produtos em gel, fluido, loção ou sérum, sem óleo em sua formulação.
No momento, estou usando o Natura Tododia Leite hidratante para pele mista a oleosa. Gostei não meleca a pele e o cheiro doce me agrada, mas o gosto vai de cada um. Conheço gente que não gosta de cheiro doce e se você tem pele oleosa e sensível, por exemplo, deve ficar longe de produtos com aroma.
Use protetor solar em gel ou loção que sejam oil free.
Manutenção semanal
É sempre bom fazer uma esfoliação semanal, tem um produto da Avon para pele oleosa que eu usava e era rasoável, mas ficava com a sensação que depois a pele ficava oleosa e ele é mentolado, parecia que a pele ardia, sei lá, achei estranho, então apelei para o caseiro mesmo.
Pego duas colheres (café) de fubá e misturo com sabonete líquido da protex (eu uso do rosinha, o cheirinho gostoso dele não me deixou enjoada na gravidez, aroma para mim tem sido um problema) esfrego suavemente de forma cirdular no rosto, enxáguo e pronto, tô linda.
Mais uma coisa boa é usar daquelas mascaras que tiram cravinhos, gente adooooro aquele da Avon que parece cola e quando a gente tira os cravinhos saem junto. Mas por favor, não espere milagres, ele só retira aqueles cravinhos bem fininhos e rasos, os mais profundos só na limpeza de pele de salão mesmo. Mas se vc fizer semanalmente e tirar dos menores eles não se transformarão em maiores, neam??? E claro que se vc quiser comprar outra marca de removedor de cravos vai do seu gosto e bolso.
Por ultimo, mas não menos importante.
Franja na testa causa espinha porque esquenta e ainda tem gente que acha lindo fazer charme para tirar e fica esfregando, aí ferra de vez.
PelamordeDeus, não esprema espinhas, principalmente se tiver a pele morena a negra, pois a mancha é só dermatologista para tirar e já vai mais dindin.
Pelo amor a Nossa Senhora da Pele Lisa NUNCA DURMA MAQUIADA.
Oi flor, obrigada pelo parabéns!
ResponderExcluirQuanto a foto do perfil, ela é provisória, vai mudar! ;D
Oi Eliana!!!
ResponderExcluirNossa, esse blog tá na categoria de utilidade pública pra mim. Sempre que venho aqui descubro alguma coisa. Nuuuuuunnnca imaginava que franja poderia provocar espinhas. Mas faz todo o sentido!
Você escreve bem demais!
Beijos!