segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Corra do sedentarismo!!!

Eu era asim (tá é mentira, mas a esperança éa ultima que morre)
Corrida é um exercício viciante. Dois anos atras eu acordava 05h30min para esta prática. A desculpa esfarrapada de por que parei e o fato de não poder recomeçar agora logicamente por motivo gestacional é outra história para outro por do sol. Mas uma coisa eu garanto, correr é uma delicia e quem é acostumado realmente sente falta quando não o faz.


Muito bem Eliana,mas vc não me convenceu a sair por aí correndo igual aloka.

Nem quero você não deve sair correndo de cara se você não esta devidamente preparada, mesmo por que não se deve começar nenhum exercício físico sem uma devida avaliação médica, ok??? – Áh, mas eu não tenho cruzeiro$ para pagar um doutor só para ele dizer se pode ou não correr – Uai minha fia, vai no SUS. Não sei em outros estados, mas aqui em Cuiabá existem os postos de saúde que são especializados em serviços não emergenciais, é a ele que a população recorre quando há casos que exigem cuidados, mas não são de vida ou morte. Em relação ao SUS de sua cidade aí vai de cada governante, né (lembrando que as eleições estão aí, e é chato, mas NECESSÁRIO assistir a porcaria do horário político).

Agora vou te dar alguns bons motivos para pratica de corrida:

-Faz bem á saúde e ajuda para que você não tenha um treco do coração de repente – Dizer que o Bussunda morreu correndo não vale, pois ele teve pai e mãe que cardíacos, o médico falou para ele que exercícios e dieta iria prolongar a vida, e não fazê-lo viver para sempre, se não se exercitasse ele teria ido muito antes.

-Aumenta a auto estima

-Correr é econômico.

-Combate o estresse

-O ser humano é movido a desafios. Ter um objetivo torna treinos interessantes e faz com que você pouco a pouco supere seus limites.

-Corrida aumenta o bom colesterol.

-Se você anda apagadinha. O exercício dá energia.

-CORRER EMAGRECE.- lembrando que se você correr,mas comer o planeta vai continuar gorda. É preciso equilíbrio.

-Fortalece o corpo e aumenta a capacidade respiratória.

-Prevenção à trombose. (principalmente para nós Ladies)

-Mens sana in corpore sano.



Mas seja qual for o seu estágio, antes de dar o primeiro passo, é fundamental:

• Fazer aquele checkup com o médico, do qual já falei.

• Jamais sair para correr em jejum ou sem estar hidratada- eu fazia assim, antes de comprar minha linda garrafinha rosa de 800 ml na promoção da Avon, eu usava dessas de água mineral, enchia pouco menos da metade e colocava no congelador a noite. De manhã ao acordar preenchia o restante com água gelada, assim a água ficava fresca o percurso todo.

• Cumprir dez minutos de alongamentos antes e após a atividade física, como forma de oxigenação dos músculos solicitados e para prevenir qualquer risco de lesões.

• Escolher um tênis bem acolchoado e flexível, específico para o seu tipo de pisada (existem três tipos), capaz de absorver o impacto durante o percurso e prevenir traumas em razão do peso excessivo.

• Procure uma praça ou um parque para correr evitando lugares movimentados e com grande fluxo de carros.

Se você mantinha uma rotina sedentária, vá com calma. Lembre-se que o exagero de hoje pode significar até uma semana sem treinar. Respeite o seu ritmo. Eu mesma prefiro ficar um mês só caminhando, no mês seguinte vou alterando caminhada com corrida ritmo lento e assim sucessivamente.

Boa corrida ;)

2 comentários:

  1. Correr é muito bom mesmo!
    Alivia super o 'estresse' do dia a dia!
    As vezes tô aqui em casa, angustiada e tudo mais... Vou pra academia e corro! Volto zen! hehehe
    É legal começar aos poucos para adaptar e pronto!
    Ótimas dicas!

    Obrigada pleo carinho no blog!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Pois é Inara, realmente não há nada melhor para aliviar o stress do que se ocupar com alguma coisa que movimente o corpo (pelo menos eu sou assim, fico elétrica rsrs). Ao final parece que a gente descarregou alguma coisa ruin..kkkk
    Bjuxx

    ResponderExcluir