sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pele oleosa e acnéica pra que te quero???


Bom, existem vários tipos de pele, podem ser classificadas pelo grau de oleosidade que apresentam. Neste caso tem a oleosa, a mista, a normal e a seca.

Mas pode ser um dos acima citados e também ser sensível, pigmentada ( quando apresenta muitas manchas) ou envelhecida. Entre outros.

Vamos começar abordando o problema mais comum nas brasileiras que é a pele oleosa, que por conseqüência pode vir ou não a formar espinhas e cravos, mesmo se não formar ainda tem aquele probleminha sem graça do brilhinho na zona T.

Sim, esta blogueira que vos escreve tem pele oleosa e problemas com cravos e espinhas quando bate a preguiça e fico uns três dias (mentira, tem que ser uma semana ou mais) sem os devidos cuidados noturnos que tenho o hábito de fazer. Mas a parte misteriosa da minha cuts é que as espinhas não se formam na zona T, mas nas maçãs do rosto que nem chegam a brilhar.

Vamos falar de limpeza

Lavar o rosto duas, no máximo três vezes ao dia. Se lavar mais que isso vai provocar o efeito rebote, pois estará retirando a hidratação natural da pele e ela reage formando mais óleo, aí já viu. A água deve estar fria, para não estimular a produção de sebo.

É bom usar limpadores que contenham ácido salicílico, derivados de ácidos retinóicos, polímeros absorventes ou enxofre. São os aconselháveis para oleosidade e acne.

Ao secar evite esfregar o rosto com muita força.

Tônico pós limpeza

Ajuda a reforçar a limpeza, pois, só com água, sabonete ou loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele. Além do fato de os produtos para limpeza da pele serem ligeiramente alcalinos. Então a loção tônica auxilia no equilíbrio do PH da pele. É bom usar produtos adstringentes, sem álcool na fórmula, que fecham os poros e equilibram o pH, acalmam e refrescam.

Pele oleosa também precisa de hidratação.

As peles oleosas, como, aliás, todos os tipos de pele, precisam desta proteção extra. Mas, devem-se evitar os hidratantes gordurosos, com óleos ou cremes à base de óleos. Procure usar produtos em gel, fluido, loção ou sérum, sem óleo em sua formulação.

No momento, estou usando o Natura Tododia Leite hidratante para pele mista a oleosa. Gostei não meleca a pele e o cheiro doce me agrada, mas o gosto vai de cada um. Conheço gente que não gosta de cheiro doce e se você tem pele oleosa e sensível, por exemplo, deve ficar longe de produtos com aroma.

Use protetor solar em gel ou loção que sejam oil free.

Manutenção semanal

É sempre bom fazer uma esfoliação semanal, tem um produto da Avon para pele oleosa que eu usava e era rasoável, mas ficava com a sensação que depois a pele ficava oleosa e ele é mentolado, parecia que a pele ardia, sei lá, achei estranho, então apelei para o caseiro mesmo.

Pego duas colheres (café) de fubá e misturo com sabonete líquido da protex (eu uso do rosinha, o cheirinho gostoso dele não me deixou enjoada na gravidez, aroma para mim tem sido um problema) esfrego suavemente de forma cirdular no rosto, enxáguo e pronto, tô linda.

Mais uma coisa boa é usar daquelas mascaras que tiram cravinhos, gente adooooro aquele da Avon que parece cola e quando a gente tira os cravinhos saem junto. Mas por favor, não espere milagres, ele só retira aqueles cravinhos bem fininhos e rasos, os mais profundos só na limpeza de pele de salão mesmo. Mas se vc fizer semanalmente e tirar dos menores eles não se transformarão em maiores, neam??? E claro que se vc quiser comprar outra marca de removedor de cravos vai do seu gosto e bolso.

Por ultimo, mas não menos importante.

Franja na testa causa espinha porque esquenta e ainda tem gente que acha lindo fazer charme para tirar e fica esfregando, aí ferra de vez.

PelamordeDeus, não esprema espinhas, principalmente se tiver a pele morena a negra, pois a mancha é só dermatologista para tirar e já vai mais dindin.

Pelo amor a Nossa Senhora da Pele Lisa NUNCA DURMA MAQUIADA.

2 comentários:

  1. Oi flor, obrigada pelo parabéns!
    Quanto a foto do perfil, ela é provisória, vai mudar! ;D

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana!!!

    Nossa, esse blog tá na categoria de utilidade pública pra mim. Sempre que venho aqui descubro alguma coisa. Nuuuuuunnnca imaginava que franja poderia provocar espinhas. Mas faz todo o sentido!

    Você escreve bem demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir